Por ocasião do Dia Nacional do Livro (29/10/2011), o Jornal Hoje, da rede Globo, fez uma menção à Biblioteca Digital Mundial que foi lançada oficialmente pela UNESCO em parceria com 32 instituições. O diretor da Biblioteca do Congresso, James H. Billington, aproveitou o retorno dos EUA à UNESCO e sugeriu que fosse colocado em prática nas principais línguas da ONU, ou seja, árabe, chinês, inglês, francês, português, russo e espanhol. O objetivo da UNESCO é permitir o acesso de um maior número de pessoas a conteúdos culturais e também desenvolver o multilinguismo.
Na ocasião do lançamento desta Biblioteca, o presidente da Biblioteca Nacional do Brasil, em exercício à época, Muniz Sodré falou sobre sua importância para o Brasil e para o mundo. No Brasil a coleção disponibilizada é a coleção Thereza Christina que foi reconhecida internacionalmente ao ser inscrita no Registro Internacional da Memória do Mundo da UNESCO, em 2003.
A coleção é composta por 100 mil itens, entre livros, periódicos, mapas, partituras, desenhos, estampas, fotografias e outros documentos impressos e manuscritos. O conjunto de 23 mil fotografias era parte da biblioteca particular do imperador Dom Pedro II, último imperador do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário