segunda-feira, 11 de maio de 2015

Fontes de Informação


Scopus e Web Of Science: uso no Portal Capes
             As bases de dados Scopus  e Web of Science que constam no Portal de Periódicos da Capes  são bases referenciais que cobrem diversas áreas do conhecimento.
A base de dados Scopus pertence ao Grupo Elsevier   e é retrospectiva ao ano de 1960. É referencial, porém o acesso ao texto completo é possível pela base de dados Science Direct   que é uma base que também está disponível no Portal de Periódicos da Capes. A Elsevier possui um gerenciador de referências com ferramenta chamada Mendeley que é gratuito e possui diversas funcionalidades.

A base de dados Web of Science pertence ao Grupo Thomson Reuters  e foi pioneira no desenvolvimento de índices de citações. É retrospectiva ao ano de 1945 e indexa somente os periódicos mais citados em cada área. Possui a plataforma Endnote   que permite gerenciar referências. Tem acesso gratuito na versão web que pode ser acessada fora do IP da UFRJ.

Os gerenciadores de referências Mendeley e Endnote permitem importação de versão e possuem ferramentas de editoração compatíveis com editores de texto.  É possível também realizar pesquisa na Scopus (Elsevier) e enviar os resultados para o Endnote (Thomson Reuters) mesmo sendo editoras diferentes. A escolha do gerenciador é do pesquisador, bem como a melhor maneira de reunir as referências do material pesquisado.

A recomendação para a busca nas duas bases é a mesma, utilizar o termo a ser pesquisado em inglês e aproveitar ao máximo as possibilidades de refino de pesquisa que aparecem à esquerda da tela. Para salvar a pesquisa realizada é importante realizar cadastro na própria base. Este cadastro é diferente do cadastro do Portal Capes e também diferente do cadastro de acesso remoto da UFRJ.

            É possível solicitar atendimento presencial para orientação sobre o funcionamento destas e de outras bases de dados oferecidas no âmbito da UFRJ. Mande-nos um email biblioteca@cfch.ufrj.br. 

Links úteis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário