A edição deste boletim traz uma amostra da influência do negro no Brasil e das heranças que ficaram em nossa cultura: na religião, na música, nas danças... Por meio das obras de estudiosos da cultura negra como: Costa Pinto, Gregory Rabassa, Manuel Diegues Júnior, Arthur Ramos e Nina Rodrigues, presentes no acervo da Coleção INEP da Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, que refletem o pensamento de uma época e fazem parte da história brasileira.
Vitrine da Memória - v. 6, n. 3, out.-dez. 2017 |
BARRETO, Felícitas. Danças do Brasil. Rio de Janeiro: Tupy, 1958. 171 p.
CARNEIRO, Antonio Joaquim de Souza. Os mitos africanos no Brasil: ciência do folk-lóre. Ilustrações de Cicero Valladares. São Paulo: Ed. Nacional, 1937. 506 p. (Biblioteca pedagogica brasileira. Serie 5, Brasiliana; v. 103).
CARNEIRO, Edison. A sabedoria popular. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1957. 231 p. (Biblioteca de Divulgação Cultural. Série A; v. 9).
CARNEIRO, Edison. Samba de umbigada: tambor crioula, bambeiô, côco, samba de roda, partido alto, samba-lenço, batuque, jongo-caxambu. [S.l.]: Ministério da Educação e Cultura, 1961. 82 p.
CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA SÔBRE A INFÂNCIA E JUVENTUDE NO DESENVOLVIMENTO NACIONAL, 1965, Santiago, Chile. Anais... Rio de Janeiro: FUNABEM, 1968. 121 p.
DANTAS, Beatriz Goís. A taieira de Sergipe: uma dança folclórica. Petrópolis: Vozes, 1972. 153 p. (Vozes do mundo moderno, 7).
DIÉGUES JÚNIOR, Manuel. Etnias e culturas no Brasil. [Rio de Janeiro]: MES, Serviço de Documentação, [1952]. 79 p. (Os cadernos de cultura; 30).
LAUDE, Jean. Las artes del África negra. Traducción de Fernando Gutiérrez. [S.l.]: Labor, [1968?]. 283 p. (Nueva colección labor, 70).
PIERSON, Donald. Brancos e prêtos na Bahia: (estudo de contacto racial). Introdução de Arthur Ramos e Robert E. Park.São Paulo: Companhia Editora Nacional, [1971]. 429 p. (Brasiliana, 241).
PINTO, L. A. Costa (Luiz de Aguiar Costa). Introdução ao estudo do negro no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: MEC, 1953. [18] p. Separata de: Cultura, [S. l.], n. 5, 1953a.
PINTO, L. A. Costa (Luiz de Aguiar Costa). O negro no Rio de Janeiro: relações de raças numa sociedade em mudança. São Paulo: Ed. Nacional, [1953b]. 355 p. (Biblioteca pedagógica brasileira; 276).
RABASSA, Gregory . O negro na ficção brasileira: meio século de história literária. Tradução de Ana Maria Martins. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1965. 463 p.
RAMOS, Arthur. A aculturação negra no Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1942. 376 p., [8] p. de lâms. (Biblioteca pedagógica brasileira. Série 5, Brasiliana; 224).
RAMOS, Arthur. O folclore negro no Brasil: demopsicologia e psicanálise. 2. ed. il. e rev. Rio de Janeiro : Liv. Ed. Casa do Estudante do Brasil, [1954]. 4 p., [7] f. de lâms.
RAMOS, Arthur. O negro brasileiro, 1 volume: etnografia religiosa. 3. ed. São Paulo: Ed. Nacional, [1951]. 379 p. (Biblioteca pedagógica brasileira. Série 5, Brasiliana; v. 188)
RETRATOS postais negreiros. Rio de Janeiro: Maison Graphique, 1988. 12 cartões, p&b. ; 14 cm x 9 cm.
REZENDE, Angélica de. Nossos avós contavam e cantavam: ensaios folclóricos e tradições brasileiras. 2. ed. ampl., rev. e melhorada. Belo Horizonte: Carneiro Ed., [1957]. 185, [18] p.
RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. Revisão e prefácio de Homero Pires. São Paulo: Ed. Nacional, 1932. 409 p. (Bibliotheca pedagógica brasileira. Serie 5, Brasiliana ; v. 9).
RODRIGUES, Nina. As collectividades anormaes. Prefácio e notas de Arthur Ramos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1939. 332 p. (Bibliotheca de divulgação scientifica; 19).
SAYERS, Raymond S. O negro na literatura brasileira. Tradução e nota de Antônio Houaiss. Rio de Janeiro: O Cruzeiro, 1958. 458 p. (Coleção Afrânio Coutinho).
VIANA FILHO, Luís. O negro na Bahia. Prefácio de Gilberto Freyre. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1946. 167 p., [3] p. de lâms. (Documentos brasileiros ; 55).
(RETRATOS..., 1988)
“Estendeu-se ainda a contribuição do negro africano ao sincretismo das práticas religiosas de procedência africana, danças como os Congos, quilombos, Côco, Jongo, etc., vocábulos incluídos na linguagem comum do português no Brasil e igualmente modos e formas de expressão e de dizer. São elementos que põem em relevo a influência do escravo negro. E, sobretudo, sua participação inapagável e decisiva, na vida de família do brasileiro, principalmente através da mulher negra, como mucamba ou ama de leite, tratamento e alimentando os filhos dos seus senhores.” (DIÉGUES JÚNIOR , [1952], p.44).
As iniciadas à espera do sacrifício (BARRETO, 1958)
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Nota: As legendas nas imagens foram reproduzidas das obras consultadas, obedecendo a grafia da época.