"Uns garantem que a web está nos piorando de vários jeitos: ficamos mais burros, nossa vida privada escoa, quiçá web vicia. Outros seguem o caminho contrário. A internet democratiza, derruba ditaduras, vai reconstruir a sociedade, criar utopia." (Pedro Doria)
E você, o que acha desta afirmação? Em artigo recente, Pedro Doria relaciona as cinco habilidades necessárias na vida digital: atenção; participação; colaboração; inteligência de rede; e, o que ele chama de "detector de bobagem".
Com o advento da Internet o mundo mudou: a maneira de comunicar-se está sendo reescrita! Encaminhávamos documentos por fax ou através de cartas, utilizávamos o telefone para informar algo com urgência, esta era a realidade há alguns anos! Agora, reuniões são via WebEx, usamos o Skype para "telefonar", e-mails são encaminhados com informações, Facebook e Twitter interligam milhares de pessoas em diferentes lugares (seja para compartilhar uma foto ou dar um furo de notícia).
Mas, toda invenção tem seu preço! E com a Internet não é diferente. É inquestionável seu poder de integração social, porém, junto com a capacidade de "democratização da informação" (será?), ela trouxe para a vida moderna a uma enxurrada do que podemos chamar de "lixo informacional". São milhares de sites, blogs e posts com conteúdo duvidoso. Antes, ao ler algo em um livro, periódico ou jornal, tínhamos a certeza de sua veracidade. Mas, agora, qualquer um pode publicar um texto na grande rede. Como você, usuário da web, sabe que aquele conteúdo é verdadeiro? A resposta: não sabe! Exceto quando oriundos de fontes renomadas e autores conhecidos, não temos como identificar se o fato é verdadeiro sem apurá-lo! Logo, o estudante que entra na rede para coletar informações que o auxiliarão a realizar um trabalho acadêmico, se não possuir net smart e as outras habilidades citadas por Dória poderá cair em alguma "armadilha". Profissionais da informação, como os bibliotecários, são uma saída para ajudá-lo nesse processo. A Inteligência em Rede é algo a ser ensinado e estes profissionais estão capacitados a fazê-lo.
Saiba mais sobre o assunto através do artigo “As 5 habilidades da vida digital”, de Pedro Doria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário