O Rio de Janeiro vai sediar a partir deste dia 05 de agosto os jogos olímpicos. A cidade passou por mudanças significativas para receber o evento que acontece pela primeira vez no Brasil.
Assim como em outras lugares que sediaram o evento, o Rio também passa por um momento político e econômico delicado porém, a Olimpíada deixará como legado além do espírito esportivo, os valores de excelência, amizade e respeito a diversidade
Curiosidades....
- A primeira Olimpíada na Era Moderna foi disputada na Grécia em 1896, tendo o Barão de Coubertin (historiador e pedagogo francês) como responsável por resgatar uma competição nestes moldes;
- Na edição de 2016, o golfe retorna como modalidade olímpica depois de mais de um século de ausência;
- Outra curiosidade é que pela primeira vez teremos uma delegação do Time Olímpico dos Refugiados (ROT) com 10 atletas que irão participar das modalidades de atletismo, judô e natação;
- O mascote dos Jogos Olímpicos 2016 atende pelo nome de “Vinicius“, inspirado no poeta da Bossa Nova, Vinicius de Moraes.
Olimpíadas Rio 2016 em números |
Para conhecer mais sobre a história dos Jogos Olímpicos recomendamos alguns títulos disponíveis na Biblioteca do CFCH/UFRJ listados abaixo:
RUBIO, Katia. Esporte, educação e valores olímpicos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.
MELO, Luiz Martins de. O esporte como fator dinâmico da indústria do entretenimento. Rio de Janeiro: Palavra e imagem, 2002.
BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão seguido de a influência do jornalismo e os jogos olímpicos. Tradução Maria Lúcia Machado. Rio de Janeiro: J.Zahar, 1997.
COUBERTIN, Pierre de; MULLER, Norbert. Olympism: selected writings. Lausanne [Suíça]: International Olympic Committee, 2000.
XIX OLIMPÍADA México 68: aspectos técnicos evolutivos. Brasília, DF: MEC, 1969.
Leia também
Boletim Vitrine da Memória
Breve história Jogos olímpicos
Edições anteriores
UFRJ inaugura laboratório de dopagem para as Olimpíadas