A exposição “Migrações e refúgio: presença, história e desafios no Rio de Janeiro” estará em cartaz de 23 de maio a 30 de agosto no Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza. Vinculado à Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), o espaço traz, nesta sexta curadoria, fotografias sobre o cotidiano de migrantes e refugiados e as “Quartas em movimento” com debates, rodas de conversa, exibição de filmes, lançamento de livros e atividades culturais.
A objetivo desta exposição é propor a reflexão sobre a migração no Rio de Janeiro, em uma perspectiva histórica e na contemporaneidade. Os visitantes serão levados a conhecer e a dialogar sobre o dia-a-dia, relações de trabalho, lazer, conflitos, políticas públicas e demais aspectos da vida das pessoas que migraram para esta cidade. Os debates contarão com a presença de professores, pesquisadores, estudantes, integrantes de coletivos, ativistas e demais profissionais com atuação sobre este tema.
A Biblioteca do CFCH/UFRJ faz parte desta curadoria, que conta ainda com o apoio e a parcerias de instituições como UERJ, UFF, PUC-Rio, Centro da Memória da Imigração da Ilha das Flores, Pares-CáritasRJ, Cátedra Sérgio Vieira de Mello / ACNUR-Uerj, Grupo Tortura Nunca Mais e Instituto Benjamin Constant.
Para contribuir com a temática da exposição, realizamos uma pesquisa na Base Minerva (catálogo online que reúne o acervo das 45 bibliotecas da UFRJ) sobre Migrações e Refugiados. O levantamento utilizou a opção Busca Avançada da base e os filtros tipo de material e assunto, tendo por finalidade apresentar os resultados de forma objetiva e sistemática. A seguir, disponibilizamos o produto desta pesquisa:
BASE MINERVA
Livros sobre Migrações
Livros sobre Refugiados
Teses e dissertações sobre Migrações e Refugiados
OUTRAS FONTES
Base SCIELO
Artigos sobre Migrações
Artigos sobre Migrações e Refugiados
DIASPOTICS*
Biblioteca Diaspotics
Blog OestrangeiroFacebook Oestrangeiro
*DIASPOTICS - Migrações Transnacionais & Comunicação Intercultural é um grupo de pesquisa vinculado à Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ e ao Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social (EICOS) da UFRJ. Coordenado pelo Prof. Dr. Mohammed ElHajji,
Com uma proposta de apreensão, análise e compreensão do fenômeno
migratório e diaspórico a partir dos fluxos e rastros subjetivos
produzidos pelo imigrante e a comunidade diaspórica, mediados pelas
TICs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário