terça-feira, 6 de março de 2012

Informação e conhecimento: o que é o que é?

No dia 27/02/2008 o colunista Pedro Doria publicou o artigo:  “Reinventaram o conhecimento  no Jornal OGlobo. Nele, afirma que, ao se descrever a internet de forma simples pode-se afirmar que “A rede é um problema”. Justifica que “Ela é um mar de informação sem destino, que dê pista de qualidade e organização”. O autor, David Weinberger, renomado autor defensor da web, afirma que a era digital está quebrando a noção do conhecimento, monopolizado por especialistas.
Não há dúvida de que estamos num mar de informações e de que o conhecimento encontra-se neste mesmo mar. Mas, as discussões sobre “O que é informação?” e “O que é conhecimento?” causam polêmicas e tornam a discussão sobre o tema ainda mais acirrada.
No texto, Pedro Doria descreve que, segundo Weinberger, “não é que tenhamos informação demais; é só que temos filtros de menos” e ainda que: “é a partir dos fatos, devidamente organizados, que criamos conhecimento”.
Na dissertação de mestrado de Marianna Zattar existe um capítulo dedicado ao assunto, onde afirma que “A informação pode ser considerada como uma ponte entre conhecimentos”. Esta autora usa o conceito de vários autores da área de Ciência da Informação, dentre eles Aldo Barreto, renomado pesquisador que, ao analisar o fluxo da informação afirma que “Informação é um estoque e o conhecimento é um fluxo”.
De modo claro e objetivo pode-se afirmar que a informação é matéria-prima do conhecimento. E este conhecimento só se concretiza no indivíduo com a sua liberdade de decidir sozinho. Sobre este assunto, veja o artigo “A informação e seus momentos de passagem”.
Ao formar um mix do texto de Pedro Doria com as afirmações do Aldo Barreto temos: “Weinberger defende que chegamos a um ponto em que sabemos tanto, que os próximos passos que precisamos dar são tão complexos, que só a comunicação em rede, este processo novo, porém caótico, vai nos levar para frente”. Para complementar, Aldo Barreto (2001, p. 4) afirma que “A informação harmoniza o mundo; como elemento organizador, a informação referencia o homem ao seu destino”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário