terça-feira, 13 de março de 2012

Wikipedia: vilã ou mocinha?

A Wikipédia avança no objetivo de consolidar informações confiáveis sobre diferentes assuntos, de maneira interativa e colaborativa. No início, as informações eram inseridas, e a preocupação era a evolução daquele espaço, sem deixar de lado, no entanto, a qualidade das informações. Com o tempo, estas informações foram ganhando status de “confiáveis”, de acordo com as fontes utilizadas para construir os verbetes.
A visão das universidades e escolas em relação às informações disponíveis na Wikipédia é vista com restrições por professores e pesquisadores. Mas, analisando-se criticamente o conteúdo existente, pode-se contribuir para dar qualidade às informações ali inseridas, por se tratar de uma enciclopédia aberta. Diante desta possibilidade, e com o objetivo de conseguir uma aproximação com as universidades, a Wikipédia foi buscar nas universidades parcerias para continuar crescendo e tornando disponíveis informações confiáveis para qualquer tipo de público.
 O artigo “Wikipédia pede ajuda aos universitários, publicado no Jornal OGlobo no dia 04/03/2012, mostra que já existe uma parceria com cinco cursos de importantes instituições tais como Unirio, UFRJ, USP e Unesp, que estão aderindo a um programa-piloto de educação da Wikimedia Foundation, responsável pela enciclopédia livre. Essa iniciativa tem o objetivo de melhorar a qualidade dos verbetes na língua portuguesa.
A Wikipédia tem 21 milhões de verbetes nas suas mais de 280 versões em diferentes línguas: na inglesa, são 3,8 milhões de verbetes; na árabe, 150 mil; na japonesa, 800 mil; na portuguesa, 713 mil.
Maria do Pilar Lacerda, ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), afirmou que considera interessante a proposta de certificação de conteúdos pelas universidades, na tentativa de evitar o risco de haver informações não científicas na Wikipédia. Mesmo com ressalvas quanto ao seu uso na educação básica, ela concorda com a filosofia de conhecimento construído de forma compartilhada, e diz que o modelo tradicional de escola ainda está muito atrasado nessa direção.
De volta ao artigo, o autor também chama a atenção para o fato de que: “A Wikipédia não pode substituir outras fontes de pesquisa e consulta. Mas a escola não pode mais trabalhar com o conceito de cada um sozinho. O compartilhamento é uma forma de construção colaborativa revolucionária”.
Em síntese, a Wikipédia, assim como outras ferramentas disponíveis na web, favorece a disseminação da informação e a construção do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário